KAIZEN: A ESSÊNCIA DA MELHORIA CONTÍNUA

Os japoneses são os melhores do mundo em aplicar sua sabedoria milenar na indústria. Isso ficou mais do que provado depois da Segunda Guerra Mundial, quando o país teve que ser reconstruído, quase que do zero, e hoje se transformou em uma das maiores potencias mundiais.

O tema deste post é Kaizen, um conceito japonês, que traduzido significa “mudança para melhor”. Mais do que uma estratégia empresarial, o Kaizen é uma filosofia, que pode ser aplicada na vida de toda e qualquer pessoa. Porém, como nosso foco aqui é profissional, vamos nos ater aos benefícios industriais dessa ferramenta.

Aplicando o Kaizen, o empresário poderá obter redução de custos e aumento na produtividade. O foco está em promover pequenas mudanças na rotina diária do seu negócio. Ações que quando somadas vão trazer grandes resultados a médio e longo prazo. Para que a metodologia tenha resultados o objetivo principal é que nenhum dia passe sem que uma melhoria seja realizada, por menor que essa ação seja.

O foco principal do conceito está nas pessoas. São elas as grandes promotoras dessas pequenas mudanças e, para que isso se efetive, elas precisam estar bem, trabalhando em um ambiente agradável. Confiantes do seu valor, os colaboradores vão, consequentemente, agir com mais responsabilidade.

Tendo isso em mente, vamos então aos mandamentos básicos do Kaizen:

– Elimine o desperdício: sem nenhum radicalismo, mas, gradualmente, identifique o que pode ser cortado, todos os dias, em todos os setores;

– Envolva toda a equipe: gestores e base devem trabalham juntos, com o mesmo foco na melhoria contínua;

– Busque soluções baratas: aumento da produtividade não precisa estar ligado a grandes investimentos;

– Gestão transparente: as mudanças devem ser divulgadas para que todos fiquem sabendo dos problemas solucionados pela equipe;

– Priorize o que é mais relevante: defina prioridades, no caso da indústria, por exemplo, é o chão de fábrica, pois é dali que sai o principal objeto de sustentação da empresa, o produto;

– Foque nos processos: o principal objetivo do Kaizen é melhorar os processos da empresa;

– Valorize as pessoas: envolva seus colaboradores nas mudanças, para que identifiquem e promovam as melhorias que vão impulsionar os seu negócio;

– Aprenda na prática: o melhor método de ensino é aprender fazendo.

O Kaizen não tem nenhum segredo, é o jeitinho oriental de promover grandes melhorias, com pequenas ações. Para facilitar a compreensão dessa filosofia, tenha sempre em mente:

“hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”, eis a premissa básica do Kaizen.

Sayonara!

Posts recomendados