Os segredos do 5S

A qualidade do que é produzido dentro de uma indústria é o ponto chave para o sucesso de qualquer negócio. Existem várias formas de garantir que isso aconteça, mas devemos aos japoneses uma das metodologias mais populares e eficientes do mundo, neste quesito: o famoso 5S.

Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Não deu para entender nada, né? Apesar de parecer mais com uma lista de opções de um cardápio de restaurante japonês, por trás dessas cinco palavrinhas está a chave para uma revolução no seu negócio.

A utilização do 5S confere disciplina e segurança aos processos. Além de garantir produtividade, o conceito facilita as operações, reduz perdas materiais e otimiza o tempo do colaborador.

Para tudo ficar bem claro, vamos apresentar a tradução e o conceito embutido em cada um dos “s’s”:

– Senso de utilização: separar o que é útil do que não é;

– Senso de ordenação: colocar cada coisa em seu lugar;

– Senso de limpeza: manter limpo e evitar sujar;

– Senso de normatização: estabelecer rotinas e normas do novo padrão;

– Senso de disciplina: assumir a responsabilidade de seguir os padrões anteriores;

Aplicação

A metodologia 5S é autoexplicativa, ou seja, seguindo os conceitos na ordem apresentada acima, já será possível enxergar melhoras no seu negócio. Porém, existem algumas dicas que você pode seguir para garantir a aplicação eficiente dos conceitos.

Comece formando uma comissão interna, de pessoas confiáveis, que estarão comprometidas em aplicar a nova metodologia. Escolha a dedo, pois, você estará promovendo uma mudança de cultura e eles serão os multiplicadores de ideias dentro da empresa. Esse grupo ficará responsável por fazer uma avaliação geral e listar quais os pontos mais críticos de cada setor.

Em seguida, é chegada a hora de aplicar os sensos, na ordem recomendada acima. Seguindo esse roteiro, naturalmente, cada conceito vai levar ao próximo passo.

Por último, crie métodos de autoavaliação que devem ser usados por todos os colaboradores, para garantir que os conceitos estão sendo aplicados em sua totalidade.

Não deixe fazer uso dessa ferramenta. Em pouco tempo, você verá os resultados!

 

Por Francielle Colpani

Posts recomendados